TERMO DE GARANTIA

A NortGraf | Gráfica Online garante qualidade em todas as etapas da aquisição de materiais gráficos em sua loja virtual (processo de compra e pagamento, conferência de arquivos, produção e transporte) desde que os itens deste documento sejam adequadamente atendidos.

1.Financeiro

a) Os arquivos enviados pelo cliente durante o processo de compra entram em produção somente após a confirmação do pagamento por parte do Departamento Financeiro (desde que estejam livres de erros). Para tornar o período de confirmação do pagamento reduzido, opte por efetuar o pagamento em cartão de crédito ou crédito pré-pago, já que ambas as modalidades possuem confirmação de pagamento imediata. As outras modalidades de pagamento (depósito, transferência ou boleto bancário) têm prazos de compensação maiores.

b) Pedidos com confirmação financeira realizada até às 18h de dias úteis entrarão em produção no mesmo dia (desde que os arquivos sejam aprovados pelo setor de Arte-final). Caso a confirmação ocorra após às 18h, os pedidos entrarão em produção somente no próximo dia útil.
Aos sábados, pedidos que recebam confirmação de pagamento até 12h entrarão em produção no mesmo dia. Já os que tiverem a confirmação após esse horário entrarão em produção no próximo dia útil.

c) Pagamentos efetuados por depósito bancário devem ser feitos no valor exato do pedido, a fim de facilitar a identificação do pagamento e reduzir o tempo de entrada do pedido em produção.

d) Não é permitido juntar vários pagamentos de pedidos em um mesmo depósito, prática que gera transtornos e atrasos na liberação dos produtos.

e) Os prazos para compensação financeira para cada modalidade de pagamento são os seguintes:

Cartão de Crédito: confirmação imediata (exceto para compras de créditos pré pagos, em que haverá o prazo de até 24 horas úteis para análise interna e posterior compensação).

Créditos Pré-pagos: confirmação imediata

Boleto Bancário: confirmação de pagamento entre 30 minutos e 72 horas úteis.

Transferência Bancária*:

  • Entre contas do mesmo banco: até 3 horas úteis.
    • DOC: até 72 horas úteis.
    • TED: de 30 minutos até 3 horas úteis (se realizada em expediente bancário).

Depósito*:

  • Depósito na boca do caixa: até 3 horas úteis.
  • Depósito por envelope no caixa automático: até 72 horas úteis.

* Necessário envio do comprovante para confirmação do pagamento. Nas modalidades de Transferência e Depósito Bancário, a contagem do período para compensação terá início somente a partir do envio do comprovante de pagamento, que deve ser feito no site da NortGraf | Gráfica Online, clicando em “Minha Conta”, em seguida, “Meus Pedidos”, e posteriormente selecionando o número do pedido em questão.

f) Estorno, devolução ou liberação de créditos ao cliente somente ocorrerão após aprovação da gerência, tendo como prazo para análise 3 a 5 dias úteis.

g) Os preços apresentados na loja podem sofrer reajustes sem aviso prévio.

h) Não emitimos notas fiscais em nome de terceiros. A emissão é efetuada exclusivamente no nome do responsável pelo cadastro no site da NortGraf | Gráfica Online.

i) Para pagamentos por cartão de crédito, os valores podem ser parcelados em até três vezes.–

2. Produção

a) Arquivos enviados em outro formato ou em PDF/X-1a, passarão obrigatoriamente pelo departamento de Arte-final, e serão analisados antes do envio à produção.

b) É de inteira responsabilidade do cliente analisar e conferir, se as informações presentes nos arquivos estão corretas e correspondentes aos padrões de impressão aceitos pela gráfica.

c) Os pedidos que forem realizados até às 18 horas (em dias úteis) que possuírem pagamento compensado e arquivos aprovados pelo setor de Análise de Arquivos, serão enviados para a produção no mesmo dia. Após este horário os pedidos serão produzidos no próximo dia útil.

d) Pode haver variação de até 10% para mais ou para menos na quantidade adquirida de um produto.

e) Pode haver mínimas variações de cor entre o arquivo enviado e o material impresso, bem como mínimas variações (em milímetros) no tamanho final do produto, visto que a produção dos materiais é realizada em alta escala.

f)  A NortGraf | Gráfica Online não trabalha com criação de artes gráficas. Caso o cliente não tenha conhecimento técnico para criar a arte gráfica, orientamos que seja contratado um serviço especializado. Para realizar uma revisão dos arquivos enviados, a NortGraf | Gráfica Online conta com o serviço de Checagem Profissional*, em que os arquivos enviados são minuciosamente analisados por consultores que verificam e ajustam os arquivos para que fiquem conforme o padrão e impressão.

*Checagem Profissional: este serviço pode ser contratado durante a compra, tendo o seu valor informado conforme o produto adquirido. Não é realizado ajuste ortográfico ou de qualidade de imagens, uma vez que estes devem ser enviados corretamente pelo cliente.

g) A NortGraf | Gráfica Online assegura a qualidade de impressão e de aplicação de coberturas e acabamentos em materiais gráficos produzidos em seu parque gráfico, eximindo-se de responsabilidade em casos de inserção de acabamentos ou realização de reimpressões nos materiais gráficos por parte do cliente.–

3. Reprodução

a) A NortGraf | Gráfica Online se reserva ao direito de reproduzir itens quando for constatado, por nossa equipe de Controle de Qualidade, qualquer erro que comprometa a qualidade dos materiais produzidos. Nesses casos, o prazo de produção é automaticamente reiniciado.

b) Quando o cliente identificar uma eventual falha nos produtos recebidos, deve ser acionado um de nossos canais oficiais de atendimento, que são o contato telefônico, mensagem interna pelo site (com o cliente logado em seu perfil na loja) ou Facebook oficial da NortGraf | Gráfica Online, e a solicitação irá gerar um processo de contestação (abordado no item 6 deste documento).
O setor de Controle de Qualidade pode solicitar que o material impresso seja enviado para a gráfica a fim de que seja feita a análise adequada do produto.
Sendo confirmado erro na produção do(s) item(ns), a reprodução será realizada e o material será enviado sem qualquer ônus para o cliente. O prazo de produção será contado a partir da data em que o produto for colocado em reprodução.–

4. Cancelamento de itens ou pedidos

a) É possível efetuar o cancelamento somente de pedidos ou itens que ainda não entraram em processo de produção.

b) Para cancelar um item ou pedido, deve-se acessar a área do cliente (em “Meus Pedidos”) e localizar o item a ser cancelado. Outra forma de realizar um cancelamento é por meio do setor de atendimento ao cliente (por telefone, mensagem via site ou Facebook oficial).

c) Para cancelamento de pedidos (efetuados antes que o item entre em nosso processo de produção) será realizada a devolução dos valores referentes ao valor total do pedido, incluindo valores de frete, quando houver pagamento destes.
Se o pagamento tiver sido efetuado por cartão de crédito, o estorno será realizado automaticamente no cartão empregado na compra do pedido cancelado. Se a forma de pagamento for boleto, depósito ou transferência, a devolução será feita em forma de créditos pré-pagos na loja da NortGraf | Gráfica Online, com o valor disponível para futuras compras.
Uma vez que o cliente opte por receber o depósito do valor ao invés de créditos em loja, este deve entrar em contato com a empresa a fim de fazer a solicitação.
O depósito de devolução será feito exclusivamente na conta corrente do titular do cadastro na loja. Para depósito em outra conta será necessário o fornecimento de autorização reconhecida em cartório atestando a necessidade da alteração do favorecido da conta bancária.
Já, em caso de pagamento por créditos em loja, será disponibilizado o valor a ser reembolsado como créditos para futuras compras na loja online da NortGraf | Gráfica Online.

d) Por se tratar de produtos exclusivos e personalizados, onde não será possível o reaproveitamento, a NortGraf | Gráfica Online se reserva o direito de não aceitar devolução de materiais por motivos de desistência de compra.

e) Quando a Checagem Profissional for contratada, se o serviço já tiver sido realizado, não será efetuado o estorno deste serviço, ainda que seja feito o cancelamento.

f) O prazo para que a devolução seja efetuada é de 3 a 5 dias úteis.–

5. Entrega e Prazo

a) Os prazos de produção estão descritos na página de cada produto em nossa loja virtual.

b) Somente após a confirmação do pagamento e aprovação do arquivo pela Nortgraf, o pedido será liberado para produção e será possível informar a previsão de produção e entrega do material.

c) O prazo de produção de um pedido que possua mais de um item considera-se o prazo estabelecido para o item com maior tempo de produção. Itens com menor prazo não poderão ser desmembrados do pedido, aguardando a finalização daquele com prazo maior para então entrarem em processo de transporte. Para ocasiões em que haja urgência para recebimento dos produtos, orientamos que os itens sejam adquiridos em pedidos separados.

d) Em caso de imprevistos por parte do setor produtivo, a NortGraf | Gráfica Online se reserva ao direito de desmembrar ou não o pedido para não comprometer materiais com prazos mais curtos.

e) Produtos com acabamentos opcionais possuem prazos adicionais para finalização, sendo estes informado ao cliente durante o processo de compra, ao lado de cada acabamento opcional listado.

f) Os prazos de produção serão recalculados nos seguintes casos:

  • Ocorrência de problemas relacionados a pagamentos;
  • Identificação de erros nos arquivos enviados, havendo a necessidade de correção por parte do cliente;
  • Identificação de imperfeições detectadas pela equipe de Controle de Qualidade nos materiais impressos.

g) A NortGraf | Gráfica Online não se responsabiliza por atrasos decorrentes de fatores externos, como acidentes, engarrafamentos, forças da natureza, entre outros.

h) Atrasos na entrega decorrentes de informações incorretas, desatualizadas ou incompletas fornecidas pelo usuário serão de sua exclusiva responsabilidade.

i) As definições de prazos devem ser entendidas como uma estimativa aproximada e não definição exata, uma vez que, devido a diversas variáveis os prazos podem ser recalculados.

j) Após a realização do serviço de Checagem Profissional com Garantia, os arquivos passarão ao status de “Aguardando Aprovação” por até 30 dias. Passado esse período, os arquivos serão excluídos e os valores pagos pelo produto serão devolvidos em créditos na loja para realização de novas compras, porém os valores referentes à Checagem Profissional com Garantia não serão devolvidos, já que o serviço foi realizado.–

k) No caso de entregas em balcões de retirada convencionais ou em rodoviárias, caso o pedido não seja retirado em até 30 dias ele será descartado. Quanto aos balcões em aeroportos, o prazo máximo de retirada é de 7 dias. Após esse prazo, o pedido será descartado. Para esse tipo de situação a NortGraf fica isenta de responsabilidade.–

6. Contestação

a) Ao identificar alguma falha ou defeito em produtos adquiridos em nossa loja, o cliente terá até 15 dias corridos* para abrir um processo de contestação por meio da Central de Atendimento (por contato telefônico, mensagem interna pelo site ou Facebook oficial da NortGraf | Gráfica Online). Após aberto o processo de contestação o cliente terá o prazo de até 7 dias corridos para enviar uma foto com ao menos 15 unidades lado a lado para que o setor responsável possa realizar a análise das avarias contestadas. Após o envio da foto, o consultor responsável pela contestação terá o prazo de um dia útil para retorno.

* O prazo de 15 dias corridos para que o cliente abra o processo de contestação é contado a partir da entrega do produto no endereço do cliente, nos casos de entrega direta no endereço cadastrado, ou a partir da entrega do pedido no estabelecimento (balcão), quando a modalidade de transporte selecionada for Balcão de Retirada.

b) Durante o processo de contestação, o cliente deve manter os materiais em sua posse para possível análise por parte da empresa, já que a NortGraf | Gráfica Online pode solicitar um número maior de fotos, uma gravação em vídeo ou até mesmo a devolução do material recebido para análise.

c) Ultrapassando 7 dias corridos, sem que haja resposta por parte do cliente ou sem que seja seguido o processo de envio das imagens para análise, o processo de contestação será expirado automaticamente.–

7. Informações gerais

a) A NortGraf | Gráfica Online não faz orçamentos. Os preços são apresentados na página específica de cada produto em nossa loja virtual.

b) Os arquivos enviados ficam disponíveis por 30 dias em nossos servidores para download e conferência por parte de clientes. Após este período os arquivos são automaticamente deletados, não sendo possível realizar consulta aos mesmos.

c) Problemas referentes aos arquivos enviados pelo cliente serão informados por meio do sistema de mensagem interno do site ou por contato telefônico, para que sejam feitas as devidas alterações e posterior reenvio dos arquivos.

d) Não é possível alterar informações do pedido após a finalização da compra.

e) Após a entrega no balcão, o pedido estará disponível para retirada em até 30 dias. Vencido esse prazo, o pedido será descartado, não havendo possibilidade de reembolso.

f) Ao retirar materiais no balcão é necessário realizar a conferência dos mesmos, com objetivo de identificar possíveis avarias na embalagem. Caso estas existam, favor realizar ressalva junto à minuta de recebimento, relatando as avarias encontradas.

g) Para os Correios a ressalva deve ser realizada diretamente com o responsável pela entrega.

Atenção: ressaltamos que para ambos os casos, o cliente deve entrar em contato com a gráfica após a realização deste processo. Este contato pode ser realizado por meio dos Canais de Atendimento disponibilizados em nosso site.

h) Trabalhamos com os seguintes formatos de arquivos: PDF/X-1a, CDR, e JPG, sendo que o formato mais indicado para o trabalho gráfico é o PDF/X-1a.

i) A NortGraf | Gráfica Online fica isenta de responsabilidade em casos de uso ilegal, nas artes gráficas enviadas, de imagens de propriedade de terceiros.